Qual conhecimento é preciso para participar da criação de um produto que nada tem a ver com você? Simples: entenda o público.
O 9ml foi um produto, digamos, familiar. Vou explicar. Contrariando os ditos populares, o blog surgiu de uma parceria inusitada com a minha sogra. Isso mesmo, minha sogra: Mônica Araujo.
Como surgiu?
No Brasil de 2009, os blogs de unhas começaram a fazer barulho. Unhas, esmaltes, cuidados com as mãos, cutículas e tudo mais que envolve esse amplo universo feminino, que trafega entre a beleza e a saúde. Anos antes, os blogs sobre moda, maquiagem, entre outros assuntos afins já figuravam na web. Porém, como sempre há um assunto a ser explorado, os blogs de unha ganharam força e se estabeleceram na internet brasileira.
Uma das origens desses blogs pode ser contada pelo Flickr. A ferramenta foi uma das primeiras a se destacar na postagem de fotos, com forte interação entre usuários. Os encontros entre as usuárias da ferramenta serviam para troca de opiniões sobre produtos relativos às unhas, além dos comentários sobre esmaltes e suas combinações com o vestuário. Com o passar do tempo, Mônica Araujo conheceu outras usuárias e começou a colaborar em um desses novos blogs.
Após alguns meses postando, ela sentiu que ainda havia outros caminhos a serem percorridos. Assim, saiu de onde colaborava para criar o seu próprio blog. Nessa época, eu era apenas mais um recém-formado em design, que tinha acabado de ingressar num MBA e estava ansioso para colocar todas as ideias em prátia. Assim nasceu a parceria. A missão era simples: criar um produto para Mônica trabalhar naquilo que a internet mais anseia: conteúdo focado e de qualidade.
A forma e o conteúdo
A criação do nome “9ml” foi algo curioso. Há algum tempo, já vinha refletindo sobre a ideia de que nomes que continham os fonemas “m” e “l” eram mais fáceis de serem pronunciados por terem uma ligação direta com dois atos primários feitos pelos bebês: mamar e lamber. Ligar essas ideias fonéticas aos mililitros que os esmaltes são vendidos foi um pulo.
O 9, apesar de todo o sentido da numerologia proposto por Mônica, foi decisivo por outro fator mais complexo: era um dos poucos domínios .br disponíveis no formato “número+ml.com.br”, tipo 8ml.com.br, por exemplo. Sempre penso que um bom domínio é fundamental para o processo de produtos web. As redes sociais passam, mas o domínio fica para sempre, como o endereço de uma residência.
Nome criado, domínio registrado, conteúdo categorizado e tags formatadas, era hora de por no ar. Um fundamento imprescindível: projetos de conteúdo denso precisam ser bem pensados em suas classificações. Uma vez publicados, mudar suas urls, em especial os “links amigáveis”, é um belo tiro no pé quando se pensa nas buscas.
A promoção e audiência
Dos anos nos quais blog esteve em atividade, o 9ml chegou ao seu auge em 2011, quando bateu a marca de 130.000 usuárias mensais. Do lançamento do blog, em agosto de 2009, até hoje, muita coisa mudou na promoção. Ficou mais fácil? Não sei. Mais simples? Talvez. As ferramentas de busca estão muito mais apuradas. Entretanto, a concorrência com as redes sociais é absurda. Naquela época, o maior aliado era o Twitter. E o Orkut ainda era um “mundo paralelo”.
Muito da promoção de qualquer coisa na web, assim como na vida, é fruto de “troca de reputação”. Naquele momento, comentar nos posts dos blogs afins, citar outras pessoas e participar dos fóruns de conteúdo relativo eram atividades necessárias. A reciprocidade verdadeira gera postagens amistosas sobre você em sites de maior audiência. Aqueles links davam o caminho das pedras aos sites menores que, com bom conteúdo, seguravam o usuário. Curiosamente, isso não mudou. Atos recíprocos e conteúdo de qualidade ainda conquistam e engajam muitos usuários. Instagram e Twitter são exemplos de como essa ferramenta, literalmente social, é poderosa.
Outra atividade promocional muito útil são os “encontros reais”. Usuários gostam de ver blogueiros se encontrando fisicamente ou através de vídeos, como o hangout nos permite hoje em dia. Os registros dos “encontrinhos” que aconteciam, em foto ou vídeo, são sinais de que “existe uma rede entre os bons”, que se relaciona e cria um ambiente relevante para a reputação de cada blog/produto. Esse processo consolida a cena do nicho.
Entretanto, independente de qualquer ação de marketing, lembremos sempre: sem conteúdo interessante não há público.
Produtos do 9ml
Depois da marca consolidada no patamar de elite dos blogs de unha, as matérias de tv, portais, jornais e revistas tornaram-se comuns. A partir daí, a ideia era inventar subprodutos promocionais, com viés emocional. A lógica não é nova. A inspiração nos programas da tv aberta deram o “caminho das pedras” para os “produtos web de massa”.
Algumas seções merecem destaque nessa trajetória. Entre eles cito: “ReNove”, onde leitoras enviavam suas histórias de superação e como as unhas a tiraram da depressão; “Amplifica”, onde o esmalte da semana ganhava uma playlist compatível; “No Altar”, focado em noivas e casamentos; e a mega promoção “9 pelo mundo”, que celebrava os 2 anos do blog convidando leitoras do Brasil e brasileiras residentes em outros países a publicar uma foto criativa com suas unhas bem feitas.
O “9 pelo Mundo” trouxe uma boa pesquisa no pacote. Em geral, links abertos em outros países e mapeados pelo Analytics podem vir de origens diversas. A promoção serviu para mostrar o consumo diário daquilo que Mônica produzia no blog, validando a audiência.
Fechamento
Minha saída do blog se deu em 2012, quando outros novos projetos estavam tornando-se prioritários para mim. Em 2014, o 9ml produziu um de seus últimos posts, iniciando um hiato em suas atividades, por conta de outros projetos em voga no momento.
Escopo Branding, naming, identidade visual, planejamento de mídias sociais, atendimento comercial, gerenciamento de adsense, ações promocionais, gerenciamento de anúncios, SEO, projeto editorial e desenvolvimento do site.
Ficha Técnica
Site 9ml.com.br
Facebook facebook.com/blog9ml
Twitter @blog9ml
Natureza do projeto Comercial
Equipe: Mônica Araújo, Matheus Graciano, com a colaboração de leitoras e autoras.
Ano: 2009 – 2014.